SilverHawks

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Bem pessoal para o artigo de estreia aqui de meu Blog eu pensei... pensei... pensei... e após continuar pensando mais um pouquinho, tive um “rompante de iluminação” que acabou me revelando o óbvio!!!

Porque não começar falando primeiro, sobre um dos “responsáveis” pela inspiração para o nome do próprio Blog?

Pois é, afinal nada melhor do que unir o útil ao agradável, que neste caso quer dizer escrever conteúdo de qualidade, homenageando duas paixões cultivadas desde a infância... desenhos animados e quadrinhos!!!

Para todos aqueles que não sabem, nos anos 80 existiu um desenho chamado SilverHawks, que apesar de não ter ficado tão famoso quanto ThunderCats ou He-Man, sem sombra de dúvida deixou muitas saudades.

Esse desenho realmente era muito bom e por isso achei interessante batizar meu Blog com o mesmo nome para homenageá-lo, porém e o que de tão especial têm no número 2099?

Bem, com certeza ele também não está aqui por acaso, já que é minha homenagem ao Universo 2099 idealizado pela editora Americana, Marvel Comics.

Esse tal “Universo” foi criado para ser o “pano de fundo” de uma nova série de histórias em quadrinhos, que narrava as aventuras de vários Super-Heróis dessa editora, vividas no ano de... tantantantan... 2099 (é claro).

Mas enfim, a história futurística da Marvel vai ficar para uma próxima vez, pois hoje vou falar mesmo é dos "Falcões de Prata" (para aqueles que não manjam de "ingreis" saibam que esse é o nome do desenho na nossa bela e maravilhosa língua Portuguesa óh raios!!!!).


Tudo começou um belo dia após o estrondoso sucesso do desenho ThunderCats (que virou até Música do Trem da Alegria no Brasil... affff).

Após ganharem mais dinheiro que o Lula na presidência, a Rankin/Bass Productions, responsável pelo desenho dos "Gatos do Trovão" (nome em português dos... a danem-se vocês me entenderam), resolveu faturar mais algum “din din” com a venda de bonequinhos e outras tranqueiras colecionáveis, lançar outro grupo de Heróis, visando consolidar ainda mais sucesso de sua empresa.

Mas o que poderia diferenciar os dois grupos de Heróis entre si? Bem inicialmente ficou estabelecido que esses novos personagens não seriam mais Humanoides pelados baseados em gatos como seus antecessores e sim Humanos (com algumas exceções) Ciborques pelados... isso mesmo pelados.

É sério... os personagens de ambos os grupos já apareceram pelados em uma ou outra ocasião... se não acreditam, assistam o episódio piloto dos ThunderCats, Exodus e me digam se todo mundo não estava à vontade demais para um desenho infantil (as únicas exceções eram Jaga e os Mutantes que parecem ter um pouquinho mais de respeito e dignidade).

Já os SilverHawks só apareciam vestidos (com uns macacões esquisitões), quando estavam descansando em sua base nos intervalos entre as missões, pois quando se aventuravam pelo espaço “trajavam” uma espécie de “armadura de metal” acoplada em seus corpos, que entre outras coisas servia para protegê-los dos rigores do espaço sideral.

Bom, deixando minhas analises psicológicas a respeito do comportamento imoral dos produtores personagens desses desenhos de lado, saibam que SilverHawks era realmente muito divertido.

O desenho surgiu em 1988, cheio de ação e leves doses de comédia, contando com uma abertura realmente muito bacana, embalada pelo bom e velho Rock and Roll (com direito até mesmo a solo de guitarra de um dos personagens).

Visualmente, SilverHawks possuía um excelente traço baseado fortemente nas animações Japonesas da época (fato esse fácil de explicar, já que alguns de seus desenhistas faziam parte da galera do Sol Nascente).

Porém apesar de ser uma animação divertidíssima (pelo menos para mim), infelizmente seus roteiros não eram tão bem trabalhados quanto os de seus “primos ricos” de Thundera e o desenho só contou com 65 episódios.

A História e os Heróis (Contém doses homeopáticas de **Spoilers**):

Personagens Principais
Os SilverHawks como todo ciborgue que se preza tinham habilidades especiais (ser um ciborgue já não é uma habilidade especial? pra mim pelo menos seria... rsrs). Possuíam asas de prata (dãn) e seus corpos conseguiam suportar os rigores dos mais longíncuos recantos do espaço sideral (caracas saiu bonito isso hein?)


Tinham uma espécie de "visor" que era "baixado" na hora em que saiam de sua nave (sim eles tinham uma nave também... como iam vender bonequinhos sem uma?) e possuíam algumas armas como pequenos lasers embutidos em seus ombros que disparavam durante o vôo.

Um dos heróis possuía duas espécies de serras giratórias que tirava de sua cintura e lançava nos inimigos e o piloto tinha uma... guitarra ( hã?) que lançava raios lasers em forma de notas músicais (e a propósito era o mesmo cidadão em questão que "solava" a guitarra na abertura caso não tenham percebido ainda... rsrsrs).


Os personagens regulares da série eram o Tenente QuickSilver o líder de campo do grupo... os Steel-gemêos o casal que era considerado a força bruta do grupo: Steelheart (que era uma gracinha e tinha a voz da dubladora da Cheetara ) e Steelwill (eles eram os únicos da equipe que tinham seus corações verdadeiros substituidos por corações sintéticos... taí a prova de que eram durões)...possuíam poderes telepáticos que lhes possibilitam uma espécie de "elo-pisiquico" e podetiam vivênciar experiências vividas um pelo outro por causa disso (humm... isso pode ser perigoso... rsrs).


Temos também o único não-humano do grupo CopperKid (que era a cara dos malas sem alça Wilikt e Wilikat... é sério) e que por incrível que pareça era um gênio matemático do planeta dos mímicos (então tá né?).


Ele tinha uma cara que parecia pintada que nem mímico mesmo e não falava (dãn... sério?), porém tinha a capacidade de se comunicar através de "assobios matemáticos" (ora vejam só) e o piloto da nave (o único que não possuía asas) o Coronel Bluegrass, que além da sua já citada guitarra tinha um chapéu de vaqueiro e agia meio no estilo "texano" com direito a usar um laço e tudo mais (????).

Pra botar ordem na casa tinhamos o velhaco rabugento que só pensava em sua aposentadoria: o Comandante Stargazer que em seus anos de glória prendeu o vilão-mor da série o Monstro Estelar no Planeta Penal 10.


Claro que não podemos nos esquecer de que também tinhamos o Falcão Biônico que era o "bichinho de estimação do tenente QuickSilver, além de ser o responsável por "enviar" o sinal de socorro com o símbolo dos SilverHawks, nos mesmos moldes do Olho de Thundera na espada justiceira.


Bom a bem da verdade, ele também dava uma força para os outros membros de vez em quando, apesar de também possuirem cada um o seu "correspondente" ao Falcão Bionico (até mesmo o comandante Stargazer tinha o seu).


Falcão Bionico (Tally Hawk no original)

Sua base era um asteróide enorme no espaço chamada de ninho do Falcão, também muito parecida com a toca dos gatos dos ThunderCats e se não me engano o QuickSilver tinha uma nave só sua e o Coperkid uma espécie de moto espacial (os gêmeos eu não me recordo se tinham naves... se alguém se lembrar, por favor sintam-se a vontade pra comentar).


No decorrer da série vão aparecendo novos SilverHawks (cara como eu adorava quando tinha personagens novos... com certeza os produtores também porque iam vender mais brinquedos... rsrs...).


Tinhamos o Hotwing que era o único que tinha pele negra mas não sei se era exatamente humano da terra, porque suas orelhas pareciam com as do Spook de jornada nas estrelas... (coitado... rsrs).


Alguma coisa me diz que só incluíram este personagem porque toda equipe de heróis parece ter um "Sistema de Cotas"... mas isso seria sacanagem, pois ele era um dos meus personagens preferidos.


Tinha o Monstryker que era um SilverHawk meio folgadão e arrogante que se impulsionava pelo espaço por um ciclone poderoso gerado de hélices que emergem da sua cintura (eita) e o Condor que era um antigo aliado do Stargazer, que apesar de não ter asas, tinha uma "mochila" que "tinha asas" (nossa) e dá a entender que foi um dos primeiros humanos ciborgues (não fica muito claro se ele é um caçador de recompensas ou algum tipo de agente federal (aqui temos o velho clichê do lobo solitário que aparece no meio da série e se junta aos heróis).


Mas o mais legal de todos que eu achava era o Flashback, que era um SilverHawk vindo do futuro e que voltou para tentar salvar os nossos heróis, aparecendo esporádicamente em suas aventuras. Por que ele era legal? Pô o cara viajava no tempo... quer coisa mais legal que isso? ainda mais na década de 80 que imortalizou filmes como o De Volta Para o Futuro :)


É eu sei...as imagens não tão lá essas coisas mas vocês não sabem como é difícil encontrar imagens dos "novos" SilverHawks na net (acima à esquerda temos o Flashback e à direita o Moonstryker e abaixo temos o Condor.

Todos esses novos heróis também possuíam seus equivalentes ao Falcão Bionico, mas se me recordo bem apenas o verdadeiro Falcão Bionico é que era um pássaro ciborgue... os outros eram só robôs mesmo, com aparência de pássaros.


Os "Vilões":


Bom nenhum herói é realmente grande se não tivermos um ou dois vilões de peso não é? Pois bem... SilverHawks possuia seu equivalente ao Mumm-Ra também e seu nome era Monstro Estelar (o distinto cavalheiro que mencionei ter sido preso pelo Stargazer acima).


Ele realmente era feio... parecia uma mistura de macaco com leão e ainda tinha um olho com uma tatuagem estranha em forma de "estrela" (é sério) e assim como Mumm-Ra se transformava ao pronunciar uma frase que era assim: "Luz Estelar, conceda-me a grandeza, força e ameaça do Monstro Estelaaaaaaaaaaaaar!".

E não é que o bicho conseguia ficar mais feio ainda? Sem falar que sua pele rasgava (isso mesmo rasgava) na transformação e ele aparecia com uma armadura cheia de espinhos (até seu olho com a tatuagem que era cego a principio se modificava e não só o fazia enxergar de novo, como emitia um raio laser em forma da sua "tatuagem de estrela").

Ele tinha alguns capangas que irei citar meio que de relance (pois o vilão que era fodão mesmo e que importava era o Monstro Estelar... rsrs... ). Possuía uma "Lula gigante" (o animal e não o "nosso" presidente... rsrs...) acoplada em uma nave que aparecia sempre após sua transformação.

Monstro Estelar e Mumm-Ra...feios assim só podem ser irmãos "quase gêmeos"...kkk

Tinha um puxa-saco mor (pois é claro que como todo grande líder o Monstro Estelar tinha que ter um... rsrs... ), chamado Lagartão e um outro cara metido a gênio que criava planos mirabolante e armas esquisitas chamado "Da Pesada".


Tinha o fortão e burrão do grupo que se chamava Minotauro (um cara com cabeça de boi que atacava igual a um touro mesmo).... tinha a madame melodia... uma mina doida vestida no estilo do Rock dos anos 80 com uma espécie de sintetizador músical, que fazia frente à guitarra do Coronel Bluegrass (na verdade a maoria dos bandidos era o correspondente em poder à algum dos SilverHawks).


Tinha também o Molecular que mudava suas "moléculas" (dãn) podendo também ficar invisivel às vezes e o Serrivel que nada mais era que um tipo de robô com serras nos lugares das mãos e uma na cabeça.


E por último o trapaceiro, que era dono de um Cassino chamado Nave Estelar (que era dele mas fazia caixa dois para ou Monstro Estelar ou pagava "proprina" pra ele (não me recordo agora).


Alguns vilões independentes que ocasionalmente trampavam para o Monstro Estelar deram alguma dor de cabeça para nossos heróis. Dentre eles temos o Zero que era um ladrão de memórias (mais hein?), o Parador do Tempo que curte "congelar o tempo" (brilhante) e o Caçador de recompensas que era outro fugitivo do Planeta Penal 10.

Ainda tinha o trio dos Fora da Lei de Fence (Bandido Espacial que era o líder, Rinoceronte um mutante (e na época que ser mutante ainda não era "moda") e o Ciclope (não sei se era mutante também, mas ao menos não era o chatão do Ciclope dos X-Men, e tava mais pra Blob já que tinha um corpo esférico semelhante a um balão...rsrs). Em um dos espisódios ainda tinha o Cascavel que era tio do puxa-saco do Largatão, mas acabou preso no Planeta Penal 10 e apareceu só em um episódio mesmo.


Os "Coadjuvantes":


Existiam também alguns personagens secundários que apareciam ou para ser o alivio comico da série ou apenas para participar de episódios especificos.


Um deles era o Seymor que possuía uma nave parecida com um táxi (isso mesmo um táxi espacial... rsrs), o Zico seu melhor amigo e parceiro, que frequentemente acompanhava suas viagens, o Harry que era um robô Barman (WHAT?).


Tinhamos também o professor Energia que morava em um Sol artificial (nossa devia ser terrivel no calor...fala sério), o Sanders governador de um planeta similar à terra (coitado), Monotonia um Supercomputador que controlava o planeta Automata (cara isso deve ser melhor que jogar PS3... rsrs), o informante Grod (leia-se "caguenta"), o Senhor Grana que governava o Planeta Dolar (será que lá tá pegando Office-Boy? rsrs) e o Pratas que era o segurança do Planeta Dolar (devia ganhar pouco esse segurança hein?).


Bem Crianças, aqui vão algumas considerações finais: apesar de concordar que alguns personagens eram desnecessários, não imagino muito o porque desse desenho não ter feito muito sucesso. Talvez por ter ficado à sombra dos ThunderCats que por ironia do destino também eram do mesmo criador... o Senhor Ted Wolf.


No Brasil ele passou nos programas do Oradukapeta do Sérgio Malandro (sim ele já fez programa infantil, clica nesse link e vê se tô mentindo... rsrs) e se não me falha a memória no Show Maravilha (acho). Ficou um tempão sumido da TV Brasileira e voltou por uns tempos no inicio dos anos 2000, juntamente com os Thundercats no SBT (que coencidência né Titio Silvio Santos ?) e acho que também em um dos blocos do Cartoon Network.


A dublagem no Brasil em minha opinião ficou relativamente boa, pois trouxe praticamente todos os dubladores da série ThunderCats (cara o dublador do Mumm-Ra fazendo o Monstro Estelar ficou cabuloso...rsrs...).


Já procurei na Net mas não consegui achar ainda todos os episódios pra baixar (mas não desisto... hehehe) e nem sei dizer se saiu em VHS no Brasil, provavelmente sim, mas deve ter saído muito pouca coisa;


Nos "States" sei que sairam em DVD,mas enquanto uma alma caridosa não compartilhar na Net creio que demora pra termos todos os episódios completos no Brasil em nossos PC´s, pois sem nem o ThundeCats saiu "oficial" quem dirá os SilverHawks.


Agradeço a paciência e peço perdão pelo tamanho do post, mas eu dei uma boa resumida (acreditem). Espero também que tenham gostado dele, tanto quanto gostei de fazê-lo.


Quem quiser saber mais sobre esse desenho acesse o infantv e o Wikipedia que foram as bases para minhas pesquisas (sim, bases para pesquisa e não simples "cópias"). Vocês acharam que eu ia lembrar tudo isso de cabeça? Minha memória é boa, mas nem tanto assim e é preciso se fazer algumas pesquisas para "redigir" um post... kkk. 


Ah... mais uma coisa... caso desejem ver a abertura original completa, acessem aqui e divirtam-se. 


Abs a todos... fui!!!!!!!!!!!!! :)


5 comentários:

hey.mr.cj disse...

Adorei! Olha só o que eu descobri hoje por acaso mostrando pra um amigo bem mais novo: Os novos Thundercats - leia-se thundercats 2011, mostram algum tipo de ligação entre os thundercats e os silverhawks!!!!
Em uma imagem do capítulo 7 tem o mum-rá mostrando um de seus comparsas em outro lugar, e trata-se do monstro estelar! haha
Você pode baixar os episódios no site: www.vmseries.com, mais especificamente no http://www.vmseries.com/desenhos-e-animes/thundercats-2011/download-thundercats-2011.html.
Abraço!

5 de setembro de 2011 22:26
SilverHawk2099 disse...

Nossa amigo hey.mr.cj... obrigado pela dica e pela visita no meu Blog... só me desculpe demorar tanto a responder seu comentario... o blog ta meio desatualizado por falta de tempo mas prometo a partir deste mês dar um novo gás nele...rsrs

Eu particularmente tenho lá minhas reservas com estes novos Thundercats mas se forem bacanas como o novo He-man acho que vale a pena ver...rsrs... eu gostaria mesmo é que tivessemos tido algum "crossover" dos SilverHawks com os Thundercats (do desenho original) ai sim teria sido bacana... algo do tipo de um longa metragem ou especial de fim de ano que não tivesse nenhum roteiro "babaquinha" mas infelizmente isso é um sonho que talvez nunca se realize...rsrs...no maximo temos que nos contentar com essa referencia que vc citou ai no desenho e claro que depois eu vou conferir...rsrs... nem que seja no Youtube...abs :)

4 de outubro de 2011 19:30
letpoulos disse...

Meu caro muito legal o seu artigo, mas devo dizer que ele passava no Brasil pelo SBT do Senor ABravanel, e passava no Oradukapeta, em 1987, junto com vários desenhos que entraram na programação do SBT, naquele ano, foi uma renovação que fizeram, se eu não me engano uma epoca passou de manhâ e a tarde. Que tempos maravilhosos aqueles saudade.

23 de dezembro de 2011 09:13
SilverHawk2099 disse...

Olá amigo letpoulos...

Sim, esse maravilhoso desenho passou no programa Oradukapeta nas manhãs do SBT, mas à tarde tenho quase ceteza que passou no programa Mara Maravilha...rsrs....

Obrigado por nos informar o ano de estréia aqui no Brasil, pois minha pobre mente não se lembrou desse detalher...rsrsrs... mas ao menos lembro até hoje das chamadas dos "novos desenhos" do SBT naquela época onde nos anúncios falavam de desenhos como: Pole-Position, Defensores da Terra, M.A.S.K, Jayce, Peolples e muitos outros.

Lembro - me que foi uma verdadeira "revolução" pois quebrava um pouco o monopólio do programa da Xuxa com desenhos totalmente diferentes dos da Globo.

Obrigado pelos elogios e por prestigiar meu Blog... desculpe se ele no momento está meio "bagunçado", pois estou em fase de mucanças onde pretendo deixá-lo muito mais amigável.

Espere novidades para breve... abs :)

23 de dezembro de 2011 10:21
Fabio Alexandre Rosendo disse...

Muito legal esse Silver Hawks, não tive a chance de assistir até o final.
.
Você que é muito fã, tem gravado a série completa aí ??
Porque recentemente baixei a série completa em Inglês e queria o audio Dublado pra fazer a Remasterização.
.
Ou você conhece algum colecionador que tenha a série completa ??
Grande Abraço.

10 de janeiro de 2016 07:57

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

2009 ·SilverHawk2099 by TNB