Os quatro melhores artistas Pop dos anos 80 - 1ª Parte:

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

E aí galerinha gente boa? Preparados para mais um dos meus posts? Bom, quem ler esse artigo com certeza vai me chamar de velho, mas sabe de uma coisa? Eu nem ligo porque aposto e ganho que vai ter um montão de gente se sentindo “saudosista” e “nostálgico” assim como eu :)

Pra todo mundo existe alguma época que foi mais marcante do que outra na sua vida e pra mim não podia ser diferente. Eu nasci no ano de 1977 (não falei que iam me chamar de velho... kkk) e minha infância foi toda nos anos 80.

Portanto eu acompanhei de perto muita coisa que os mais saudosistas dizem ter contribuído para “revolucionar o mundo” e apesar de achar que o meu “mundinho” não tem nada de revolucionário atualmente, me lembro de muita coisa da época (e o que eu não lembro a Net me dá uma força... hehe).

Consegue identificar esses "ícones" dos anos 80 presentes aqui ?

Aqui e nos próximos três posts (que serão surpresa), vou falar um pouco de quatro dos maiores artistas pop daquele período (por esse motivo é que resolvi dividir o post em “quatro” partes, pois assim não fica uma leitura muito extensa (leia-se monstruosa) e chata, me dando também um pouco menos de trabalho para prepará-los... hehehe).

Sinceramente? É claro que sei que a música dos anos 80 não se resume somente aos quatro artistas que irei comentar, pois saiu muita coisa boa naquela década (e infelizmente outras nem tanto assim, alguém ainda se lembra do New Kids On The Block? Não conhece? De que planeta você é? Clica aqui e “curte” então pô).

Pensem neste post como uma espécie de “top quatro”, afinal existem dúzias desses “tops” na Net e onde está escrito que eu não posso fazer o meu também? Agora chega de frescura e que comece a contagem regressiva para sabermos quem são "os quatro melhores artistas pop dos anos 80":


04º Prince (a.k.a. "O IMPRONUNCIÁVEL"... hã?):

Sabia que nos anos 80 ele era mais "fashion"? :)
Seu nome completo é: Prince Rogers Nelson (olha só... quem diria) e ele é nascido em Minneapolis, Minnesota, Estados Unidos, no dia 07 de Junho de 1958.

 Em suas músicas Prince utiliza muito a habilidade em juntar elementos de vários estilos musicais como: R&B, Soul, New Wave, Jazz, Rock Psicodélico, Pop, Hip Hop e Funk (o Funk de verdade não aquelas porcarias sexistas e pornográficas que tocam no Rio de Janeiro e se espalharam pelo Brasil até recentemente como isso aqui.

Mas pensando bem, algumas músicas do Prince também são consideradas meio sexistas... mas quer saber? Dane-se, pois até uma música dele que na minha opinião não é lá essas coisas como essa aqui, ainda possuí qualidade muito superior a qualquer “Funk carioca” (com toda certeza).

Além de ser músico, é um multi-instrumentista e dançarino, sendo considerado também um perfeccionista, o que acabou criando uma imagem de ser uma pessoa muito difícil com quem trabalhar, pois é altamente protetor com sua música, sendo de sua preferência escrever, compor e produzir seus próprios trabalhos (mas na boa... o cara está mais do que certo, afinal se quiser algo bem feito, faça você mesmo certo?).

 Estilão "consagrado" :)
Prince gosta muito de usar sintetizadores e bateria eletrônica em suas músicas e como sempre trabalha em um ritmo “alucinante”, (tanto para ele mesmo, quanto produzindo para outros artistas), consegue criar tanto material inédito, que acaba ficando muita coisa inédita “engavetada” (tai um cara que sabe se prevenir pra um dia de chuva, pois quem guarda tem isso é certo).

Outra coisa interessante a se mencionar sobre Prince era o seu figurino "extravagante" até mesmo para os padrões daquela época. Ele usava umas roupas cheias de cores e botas com saltos enormes (dizem que fazia isso pra compensar sua baixa estatura que seria de mais ou menos 1,60 alt).

Na minha opinião o figurino dele e da Cindy Lauper eram os mais estranhos na época (porém com certeza não eram nada comparados com esses "figurinos" coloridos que a molecada de hoje desfila por aí).

Apesar de ter começado sua carreira em 1976 como músico em um pequeno estúdio chamado Mim Sound, resolveu dois anos depois, viajar para New York levando apenas suas fitas nas malas (cara corajoso não?) e após receber algumas propostas meio incertas deu a sorte do dono do Estúdio em que trabalhava na época ouvir essas fitas.

O cara gostou tanto do som do Prince que resolveu abrir uma gravadora só pra lançar seu primeiro trabalho (é isso que eu chamo de encontrar a pessoa certa na hora certa). Mas não ficou só nisso não meus fiéis leitores... o empresário da tal gravadora também conseguiu um contrato milionário com a Warner, onde o Prince lançou seu primeiro álbum “For You” em 1978 e o resto é história.

Hoje em dia ele pode não ser mais um grande sucesso ou ter exposição na mídia como tinha antes, mas se consultarem sua biografia no Wikipédia verão coisas muito interessantes a seu respeito, incluindo é claro seus projetos atuais.

Algumas curiosidades:

DVD do filme Purple Rain (visual bizarro né?).

- Na década de 80 teve a banda The Revolution e na de 90 formou a banda The New Generation.

- Em 1984 foi quando se tornou realmente um “pop star”, pois lançou o álbum “Purple Rain” junto de um filme de mesmo nome, onde também estrelou o papel principal (esse filme era quase que uma autobiografia sua, pois a história também era sobre a trajetória de um “pop star”).

- Gravou junto com a Madonna, Cindy LauperKate Bush (não conhece? Clica aqui), Rosie Gaines (também não conhece? Clica aqui então) e Sheryl Crow.

- Aprendeu a tocar piano sozinho, ouvindo as músicas da série do Batman dos anos 60 (aquela do Batman “gordinho” estrelada pelo Adam West lembram? Se não lembram então cliquem aqui).

- E por falar em Batman, em 1989 Prince voltou a ser o músico “número 01” das paradas de sucesso com a gravação do Hit “Batdance”, da trilha sonora do filme “Batman” de Tim Burton (na minha opinião o vídeo clip dessa música é um dos melhores do Prince... não acreditam? Dêem uma olhadinha aqui então e tirem suas próprias conclusões).

- Prince não gosta de seu verdadeiro nome, por isso dificilmente a gente vê seu nome de batismo em algum lugar. Ele escolheu o nome artístico Prince, inspirado na banda de Jazz de seu pai que se chamava “Prince Rogers Band”, então é óbvio que o nome pelo qual o conhecemos não é real. Mas será que apenas o “Prince” ou todo o resto do nome também seria falso?

Que raios significa esse símbolo? :(
- E por falar em nomes em 1993, por ser uma pessoa considerada extremamente... humm... como direi isso? Quem sabe excêntrico se enquadre melhor... bem então... ele resolveu juntar os símbolos “masculino e feminino”, nesse símbolo meio doido aí do lado que era considerado “impronunciável” e o substituiu pelo seu nome (entenderam agora o porque do “parênteses” ao lado da colocação dele no post?).

- Esse símbolo foi usado pelo Prince até 2000 e na época ele preferia ser chamado como o “artista anteriormente conhecido como Prince" (maluco não?). Bem se acha isso esquisito dá olhada aqui em uma artigo que achei no Terra mencionando a respeito de “uma foto” dele em um álbum do “seu rival” Michael Jackson, quando eu fazia as pesquisas para o post).

Aqui encerro este post com algumas considerações: O Prince é um dos meus artistas preferidos da época, mas admito que não sou um fã assim tão "xiita"dele hoje em dia. Ele têm trabalhos sensacionais e outros que não curto muito, além de ter lá sua cota de esquisitices bizarras como todo artista que se preze, mas mesmo assim respeito muito o trabalho dele. 

É claro que tudo isso é uma questão de gosto e sabemos que gosto é igual bunda... todo mundo têm o seu... kkkkkk. Na verdade o que me motivou a incluí-lo neste artigo além do fato de gostar de grande parte de seu trabalho, é ter a ciência da importância que o cara teve na música pop dos anos 80. 

Mesmo não estando mais nos “holofotes” da mídia e longe da “velha forma” (musicalmente falando), o cara ainda tá em plena atividade até hoje. O que por si só já é um feito a ser comemorado e respeitado. Quem quiser conhecer melhor sua discográfia dá uma olhadinha nesse link e comprovem o quanto o cara gosta de trabalhar... rsrs.

Agora sejamos sinceros... vocês acham que "artistas" como os tais de Restart ou Justin Bieber vão durar tanto assim?  Ah e por falar no Justin dá uma olhadinha no vídeo abaixo, onde o Titio Ozzy Osbourne fala a respeito do que acha desse moleque (e ainda dizem que o Ozzy tá gágá... kkkkk):



Abraços e até a 2ª parte dessa série de posts... fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :)


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

2009 ·SilverHawk2099 by TNB