É eu menti … realmente eu fui muito “sacana” e menti… na verdade eu diria que isso foi é uma “puta falta de sacanagem”!!!!!!
No meu último post sobre essa série de consoles clássicos (que já virou é uma novela), falei um pouco a respeito dos Games da CCE e nele, apesar de já admitir que as atualizações do Blog estivessem demorando mais do que eu gostaria, ao menos fazia de tudo para que elas tivessem uma certa “periodicidade”... mas essa está com “apenas” 8 meses de atraso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Assim não dá, pois eu prometi trabalhar uma forma de melhorar isso e infelizmente não cumpri minha promessa. Em parte não foi minha culpa, mas em outra parte até que foi :(
Tudo começou (entre outros motivos é claro) com a correria adquirida graças a um emprego novo que eu comecei no inicio do ano e que com o passar dos meses não me deu tempo nem pra respirar, pois graças a ele também precisei iniciar um curso de sábado que me tomava o dia inteiro :(
Isso me desmotivou um pouco a realizar posts para o Blog, pois querendo ou não dá muito trabalho realizar as pesquisas necessárias para apresentar dados coerentes (aqui não têm nada de CONTROL C / CONTROL V viu?) e eu nas minhas horas vagas estava muito cansado (o que infelizmente levou à “preguiça” e conseqüentemente a desmotivação já comentada acima) impedindo assim que fizesse qualquer postagem :(
Até mesmo minhas postagens para o site osabetudo.com ficaram desatualizadas, mas assim como informei nesse artigo do site, de agora em diante farei o possível para termos atualizações mais constantes (aqui também é claro) e por isso resolvi iniciar o post tentando me desculpar pela demora (incluindo a demora para responder alguns comentários nos outros posts) e uma coisa é certa agora... não vou mais ficar prometendo, pois nem santo vive de promessa... só eleitores (eu acho)!!!
Mas chega de "choramingar", pois chegou a hora de assumir as responsabilidades como um homem e apresentar o novo capítulo dessa saga (em todos os sentidos) a respeito de consoles antigos.
Segurem-se nas cadeiras, pois aí vai (finalmente) o “ROUND THREE” !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Meus posts vão acabar ficando mais "fossilizados" que esse controle do Atari :( |
Pra aqueles que se lembram, cheguei a mencionar em um trecho do “ROUND TWO”, que a CCE lançou o Top Game VG-8000 já com o padrão de cartuchos com 60 pinos utilizado pelo Famicom da Nintendo lançado no Japão.
Cheguei também a comentar que esse mesmo Famicom havia sofrido uma espécie de “reformulação” nos Estados Unidos e que isso era uma longa história que comentaria no futuro. Bem como o post mencionado foi em MARÇO e agora estamos em NOVEMBRO, creio ser tempo o suficiente para comentar está historia corretamente.
Famicom, Nintendo Entertainment System, NES ou Nintendinho (qual é realmente o nome dessa “joça” afinal ?!?!?!?!?)
Quem diria que esse console estranho fosse se tornar um dos mais legais :) |
Antes de começar quero dizer uma coisa ... se você não leu o post passado é realmente mais “preguiçoso” do que eu... então crie vergonha nessa sua cara lisa e vá ler enquanto eu espero... não devia esperar, mas como não fui exatamente um exemplo de pontualidade aqui e quero continuar com minha meia dúzia de leitores eu espero (se é que eles ainda existem kkkk).
Já terminou? Bom então vamos lá ... O ano era 1983 e como já disse antes o local era o Japão (mas não era o feudal .... kkkk... desculpem-me não pude resistir).
Dando continuidade ao sucesso dos jogos de Arcade (os conhecidos Fliperamas) lançados nos anos 80 a Nintendo esperta que só ela, queria lançar seu próprio console.
A principio os caras queriam lançar um sistema contendo um processador de 16 bits e com Drive de Disquetes. Hoje em dia isso é pra lá de antiquado (ainda mais com o advento do Blue-Ray), mas em plena era dos 8 bits, já lançar um console com processador 16 bits logo de cara e ainda com o “revolucionário” Drive de Disquetes era realmente algo a frente de seu tempo (é sério).
Mas infelizmente como já estava na cara, isso não deu muito certo e a Nintendo teve que redesenhar as especificações de seu console. Então depois disso, no dia 15 de Julho no já longínquo ano de 1983 lançou o Nintendo Family Computer, que ficou mais conhecido como Famicom (finalmente o “quebra-cabeças” envolvendo aqueles nomes do título começa a se encaixar).
O Famicom estava mais adequado à época pois possuía o “moderno” processador de 8 bits e utilizava os já conhecidos cartuchos (é... na época era o único modo de se jogar ... fazer o que?).
Cartaz Japonês do Famicom e "derivados". |
O pessoal da Nintendo lançou esse console propositadamente com um designer, mais... como direi... parecido com um “brinquedo” e se querem minha opinião (bom se não quiserem a terão mesmo assim.... kkkk).
Acho que nem precisava disso, afinal estamos falando da geração que achava que games eram coisas pra crianças e jamais desconfiariam o quando de din- din os adultos Nerds – Viciados (eu inclusive ... hehehe) iriam gastar na “indústria dos games” anos depois.
Mas pensando melhor até que faz sentido, pois um console mais parecido com um brinquedo feito nas cores vermelho e branco, com controles realmente diferentes dos padrões da época (o que não significava que eram bons), com certeza chamaria mais ainda a atenção das crianças.
No primeiro ano o Famicom recebeu duras criticas por alguns erros de programação o que fez com que a Nintendo realiza-se um Recall ... é você sabe... aquelas correções que as empresas fazem em seus produtos quando vem com defeitos de fábrica muito “discrepantes” (nossa falei difícil nessa hehehe).
Vemos bastante esse tipo de coisa em fábricas de automóveis que as vezes convocam seus clientes a fazerem Recall em seus carros devido a alguma peça defeituosa que “escapou" ao controle de qualidade e foi parar nos veículos comercializados.
Mas voltando ao tema, além desse Recall, foram suspensas temporariamente as produções do Famicom, até a Nintendo ter certeza que esse problema foi resolvido. Depois disso o Famicom acabou sendo o console mais vendido no Japão no final de 1984 (é senhores vendedores ... pra um produto ser bom não importa a “propaganda” que fazem a respeito dele antes de fechar o negócio ... também importa e muito o atendimento pós-venda).
Bom se o Famicom era um sucesso no Japão será que nossos amigos do sol nascente iriam se contentar apenas em comercializá-lo em seu país de origem? É claro que não, mas como fazer do produto uma coisa mais atraente para o promissor mercado Ocidental? (que era no momento o “objeto de cobiça” dos espertos Japoneses).
Famicon Disk System o modelo com Drive de Disquete :) |
Em um primeiro momento a Nintendo tentou negociar seu console com a empresa Atari (não disse que os Japoneses eram espertos? Já foram direto em uma das mais rentáveis da época).
E na tentativa de “emplacar” seu console em solo Norte-Americano, mudaram seu nome para “Nintendo Enhanced Vídeo System” (mas hein!?, será que para os Americanos comprarem algo tudo têm que ser “Americanizado”?).
Porém a Atari não se mostrou muito interessada não, já que tinha o seu próprio console de 8 bits (isso me faz pensar que se a Nintendo tivesse conseguido criar o console de 16 bits como planejado antes a história teria sido diferente).
Então a Nintendo resolveu “chutar o balde” e ousada como ela só, resolveu lançar seu console sozinha na América, onde em Junho de 1985 na feira Consumer Eletronic Show (que existe até hoje) lançou o Famicom, porém com o nome de “Nintendo Entertainment System” (outra peça do quebra-cabeças se encaixa e mais uma “Americanização” acontece... afff !!!!!!).
Mas por mais que eu prefira o nome de Famicom, devo admitir que se a Nintendo não desse uma “repaginada” em seu console como o fez talvez tivesse naufragado em suas próprias ambições, pois graças a uma mudança no Layout deixando o console muito mais sério e moderno eles conseguiram espaço no tão sonhado mercado Ocidental (realmente o visual infantil e “colorido”só ia pegar bem com esses caras ... se é que isso pode se dizer que é “pegar bem”).
Além do que esse modelo redesenhado foi realmente o mais conhecido no resto do mundo (incluindo o Brasil), pois o Nintendo Entertainment System, nada mais era que o mundialmente conhecido “NES” (ou “Nintendinho” como muitos o chamavam no Brasil).
Eu particularmente nunca joguei o modelo Famicom e nem me lembro de tê-lo visto pessoalmente, agora o Nintendinho quem não o conhece? Bem com isso montamos o quebra-cabeça do titulo dessa parte inicial do post mas o mesmo ainda continua, pois agora iremos saber um pouco mais da versão Ocidental do maravilhoso console da Nintendo.
NES - Um dos consoles mais divertidos que existiu!!!!!!!
Tá ele era meio "quadrado" mas ao menos não era colorido :) |
Como mencionado no post acima, o Nintendinho ou NES foi um dos consoles mais conhecidos e jogados do mundo em sua época. Até mesmo hoje em dia existem muitos modelos que podem ser encontrados na Web em ótimas condições de uso (sem falar nos “emuladores” de jogos para PCs).
Irei continuar o texto me referindo a este console apenas como NES mesmo, pois apesar de saber que você, caro leitor, também usava o apelido “carinhoso” de Nintendinho (assim como 10 em 11 gamers da época...rsrs), fica mais fácil me referir a ele como NES.
Se não gostam, não posso fazer nada ... parafraseando como o Amer, que têm um Blog sobre cultura Nerd e outro sobre Games (e que com certeza entende mais do assunto que esse humilde escriba que foz “fala”) ... “Meu Blog, minhas regras” .... kkkkkkk :)
Mesmo com esse concorrente “de peso” o NES se manteve na liderança do mercado Japa e Gringo durante uma década (desculpem se pareci meio “pejorativo” aqui, mas na verdade fiquei com preguiça e abreviei os países desculpai e não me levem a mau).
Nos anos 90 conforme a renovação tecnológica foi ocorrendo o Sistema do NES foi substituído por consoles mais modernos, porém a Nintendo Americana continuo dando suporte a ele até 1995, quando encerrou a produção de vez.
Mas não pensem que apesar de tudo isso nosso querido console ficou livre da “pirataria” (sim ela já existia, não tanto quanto hoje, porém já era bem difundida naquela época). Existiram inúmeros ”clones” desse console e até falei de um deles anteriormente sem levar em conta esse detalhe.
Aqui temos um "genuíno" modelo genérico do NES :) |
Dizem que o “Phantom System” (da Gradiente) e o Dynavision II (da Dynacom) também eram cópias do console da Nintendo aqui no Brasil (hummm, será???).
Ah antes que eu me esqueça, estão lembrados também que no titulo do post descrevo este console como um dos mais maravilhosos e divertidos de todos os tempos?
Então ... alguns dos jogos mais legais rodavam nele como por exemplo; Zelda (que foi o primeiro jogo a ultrapassar a marca de 1 milhão de cópias vendidas e Mario (que vendeu “apenas” 40 milhões de cópias com o titulo “Super Mario Bros.”).
E por falar em nossos queridos bombeiros - encanadores Italianos Mario e Luigi, saibam que o titulo Super Mario Bros. 3, vinha em um cartucho que acompanhava o produto já de fabrica (revezando as vezes com o jogo Duck Hunt).
Alguns jogos feitos por terceiros englobando contratos de exclusividade com o Nintendo NES garantiram também muita diversão da garotada. Uma dessas empresas era a CAPCOM (a mesma do mundialmente famoso Street Fighter) que iniciou a série Mega Man.
Também tínhamos a não menos famosa Konami (do também mundialmente conhecido Mortal Kombat) com Castlevania (um dos melhores jogos da plataforma) e Final Fantasy da SQUARE (esse não têm como dizer que você nunca ouviu falar, pois foram feitos alguns filmes baseados nele, onde ironicamente o mais conhecido foi justamente o que nada tinha a ver com a historia do jogo. Caso deseje ver seu trailer clique aqui).
Bem na minha opinião, em time que está ganhando não se mexe, mas as empresas como bem sabemos, estão aí apenas pra “faturar” e portanto vivem tentando “atualizar” seus produtos na tentativa de vender sempre mais e mais.
A Nintendo com certeza não seria diferente pois pegou um console de sucesso como o NES e inacreditavelmente conseguiu deixa - lo melhor ainda (ainda bem ... pra eles e pra nós ... rsrs) e é com esse console que encerrarei meu artigo de hoje.
Com vocês o Super Famicom (a.k.a. Super Nintendo)!!!!
Pra aqueles que não conheciam nomes como Famicom ou Nintendo Entertainment System (o popular NES) até lerem este artigo, com certeza em algum momento da vida devem ter ouvido falar em Super NES ou Super Nintendo.
Caso não tenham ouvido falar ao menos do último nome, acho que alguém deve repensar seu conceito de ser um individuo da espécie humana nas últimas décadas pois quem foi criança ou adolescente nos anos 90 se não teve um, com certeza já o jogou pelo menos uma vez na vida, na casa de parentes ou amigos ... kkkk.
Lembram – se que falei antes (lá em cima) algumas coisas sobre o Famicom AV e então citei o Super Famicom, também conhecido como Super NES? Então, na verdade tudo não passa da mesma coisa.
É eu sei que é confuso, mas a confusão era a lei naquela época, pois como já falei em postagens anteriores era tanta cópia da cópia onde às vezes mudava-se apenas o nome do console que se tivéssemos as leis anti-pirataria de hoje em dia, que já não servem pra muita coisa, teríamos é a total certeza que naquela época elas não serviriam é pra nada .... kkkkk.
Mas vamos deixar as bobagens de lado e exclarecer melhor as coisas, pois a história do Super Nintendo é praticamente a mesma do Nintendinho (NES), ou seja, no Japão foi lançado um novo modelo do Famicom adotando o SUPER em seu nome entre outras atualizações nas características do produto.
Então para que o console fosse comercializado também no Ocidente ele acabou virou Super Nintendo Entertainment System (ou Super NES) que depois ficou mais conhecido como Super Nintendo (principalmente aqui no Brasil). Ufaaaa ... que confusão, mas enfim ... é isso daí mesmo.
O Super Famicom foi lançado no Japão no ano de 1990, nos Estados Unidos no ano de 1991 e na Europa no ano de 1992, já com seu nome Ocidental “atualizado”.
Esse é o modelo Americano do Super NES, bem legal né? |
Existiu também uma versão Europeia lançada em 1993 que era idêntica ao modelo do console lançado no Japão, tendo até mesmo o controle com os botões “coloridos”. Apenas mais uma curiosidade aqui ... as cores do Super NES Nipônico eram mais “sóbrias” que seu antecessor, sendo que a única coisa colorida dele mesmo eram os botões do Joystick.
O seu Sistema de cores na Europa era o PAL e nos E.U.A era o NTSC em contrapartida com o Sistema SECAM dos Japoneses. Chegou no Brasil no final de 1993 lançado pela Playtronic (uma espécie de ”junção” das empresas Gradiente e Estrela) e tinha o Sistema de cores PAL-M, sendo fabricado em Manaus até meados de 2003, antes da saída da Gradiente do ramo (uma pena).
Seu concorrente direto era o “Megra Drive” (meu sonho de consumo na época, que falarei mais a respeito em outra oportunidade) e depois de algum tempo fazendo muito sucesso foi substituído pelo Nintendo 64 (infelizmente uma bola fora da Nintendo, pois apesar de ser bem bacana, não conseguiu continuar com o mesmo sucesso de seu antecessor ... falarei disso outra hora também).
Suas vendas superaram os 50 milhões fácil no mundo todo, onde foi descontinuado em 1996, sendo considerado por muitos como “o melhor console da história”, pois além de sua qualidade, possuí jogos muito bem feitos pra época e uma variedade muito grande de títulos.
Era um Sistema muito simples até, pois ao invés de termos um Fliperama onde as fichas é que inicializavam o jogo, tínhamos um que podia ser aberto pelo dono da locadora e ter o cartucho de nossa escolha inserido no console, onde poderíamos jogar o tempo que fora combinado.
Lógico que nós não podíamos “trocar” o cartucho nós mesmos, mas em caso de querermos mudar o jogo, bastava pedir para o funcionário da locadora que ele trocava pra gente (desde que essas trocas fossem dentro do prazo estipulado de locação óbvio).
A vantagem era que tínhamos “Continues Infinitos” (pelo menos até acabar a hora locada) e não tínhamos que ficar toda hora comprando fichas. A desvantagem era a grana que a gente gastava, mas indo com uma galerinha, todo mundo “rachando a hora” até que não era muito e a diversão estava garantida ... rsrsrs (bons tempos aqueles, pois eu era feliz e não sabia).
Mario o simpático personagem da Nintendo que virou sua mascote oficial. |
Bom voltando a falar do Super NES, ao adquirirmos o console vinha junto um cartucho com o jogo Super Mario World, revezando com o jogo F-Zero (se não lembrar deles clica nos links e refresca a memória).
Todos sabemos (ou ao menos deveríamos saber) que nosso simpático amigo Mario era e é até hoje o mascote oficial da Nintendo e com certeza bem merecido, sabe porque?
Pra começar essa versão do jogo vendeu “apenas” 29 milhões contra as vendas do jogo F-Zero que contabilizaram “só” 2,85 milhões (iniciando uma nova série da Nintendo) e pra terminar, cara é o Mario ... o cara teve de tudo, desde um desenho bacaninha, até mesmo um filme de qualidade duvidosa, onde ambos foram co-estrelados com seu irmão Luigi (que também é muito bacana).
Voltando ao tema, a Nintendo realmente acertou em cheio nesse console, pois suas cores em todas as versões são predominantemente “cinzas”, onde apenas o formato muda um pouco. Na versão original Gringa (preguiça minha de novo) temos dois “interruptores” roxos e uma cavidade pressionável “cinza-médio” de onde os cartuchos são ejetados.
Na versão Nipônica e Europeia os botões são mais arredondados com teclas “rosa-choque” que por incrível que pareça não ficaram ridículas ... rsrs :)
Teve também uma versão do Famicom Japonês chamado de Famicom Jr que era um pouco menor, assim como o Super NES Americano, porém seus botões eram de cores diferentes. O do modelo Japonês tinham contornos mais arredondados e eram “cinza-escuro”, enquanto que os do Super NES Americano eram “roxos”.
Em todas as versões temos o encaixe para o cartucho na parte superior, onde apenas mudam os formatos desse encaixe, já que existiam cartuchos distintos (isso também se aplica ao NES, do qual não detalhei antes, para falar somente agora “no geral”).
Possuíam também duas portas de 7 pinos para controles frontais, uma saída de alimentação e uma multi-conexão HDMI da Nintendo na parte traseira (como viram ele era bem “modernoso” já).
Esse multi-conector foi o mesmo usado para versões posteriores da Nintendo como o Nintendo 64 por exemplo e podia transmitir sinais RF, RGB, S-VIDEO e Vídeo Composto.
Aqui temos um Joystick do modelo Europeu. |
Seu Joystick possuía o formato básico dos consoles da época com um direcional digital com 4 botões “em cruz” (os famosos A, B, X e Y).
Também foi o primeiro a ter os botões (R e L), conhecidos como “Botões de Ombro”, além de possuir é claro, os botões Start e Select (se não sabe o que são os tais "Botões de Ombro", clice aqui e lembre-se acesse meus links e aprenda).
Também foi o primeiro a ter os botões (R e L), conhecidos como “Botões de Ombro”, além de possuir é claro, os botões Start e Select (se não sabe o que são os tais "Botões de Ombro", clice aqui e lembre-se acesse meus links e aprenda).
Uma curiosidade interessante é que seus botões “em cruz” devido a sua inclinação, melhoravam bastante a jogabilidade em jogos como Super Mario World e Donkey Kong (outro jogo legal com um desenho legal).
Esses mesmos botões possuíam cores diferentes dependendo da região (no Japão e Europa eram; "verde", "azul", "amarelo" e "vermelho" iguais respectivamente aos botões Y, X, B e A, enquanto que nos E.U.A os botões côncavos Y e X eram "lilás" e os convexos A e B eram "azul marinho".
Bem meus amigos é isso ... esse realmente foi um dos consoles de maior sucesso, dentre os 3 citados neste texto. Uma prova disso é a quantidade de jogos que estavam disponíveis na época como já comentei, porém tem uma coisa que acabei não comentando ainda ... existem inúmeros “emuladores” de jogos do SNES na Net que podem ser baixados facilmente e jogados no seu PC.
Está certo que os gráficos algumas vezes não são tão bons pois isso depende muito da configuração de sua placa de vídeo, processador, memória e etc, mas com certeza já da pra matar um pouco a saudade e convenhamos, os gráficos desses jogos não são tãoooo pesados assim que atrapalhem sua diversão no PC (independente da configuração que for).
Humm, acabei o post e me ocorreu agora que se eu tivesse resumido o termo Super NES para simplesmente SNES como fiz acima, teria economizado algumas palavras ... ah mas dane-se, pois a ordem dos tratores não altera o viaduto e eu tenho que deixar a preguiça de lado mesmo¸ criando assim mais vergonha na cara para atualizar meus textos com mais frequências .... kkkk....
Me despeço mais uma vez agradecendo a paciência por terem lido (ou aguardado) este meu post e deixo desta vez não um mais vários presentes pra vocês ...
Aqui temos um modelo de Joystick Analógico do PS 02/PS 03. |
Aqui está o Game Boy que havia comentado (igualzinho um "de verdade né"?) |
O joystick do Nintendo 64 não podia faltar ... :) |
E muito menos o Joystick de uma das "estrelas" do post ... o SNES :) |
O cara que fez essas esculturas é um gênio né? Achei elas sem querer no Google quando procurava uma imagem para ilustrar o começo desse post e mesmo gostando muito da imagem do Atari, que foi a que usei lá no inicio, não podia deixar de compartilhar com vocês todas as outras.
Além de modelos relacionados a Games, no site do artista têm outros objetos, como fitas K7 e até VHS entre outras coisas ... tudo nesse estilo “fossilizado”.
Pra quem estiver interessado em comprar ou apenas matar a curiosidade a respeito das outras obras, saibam que o nome do artista é Christopher Locke, o site dele é em Inglês e o seu endereço pode ser acessado diretamente aqui.
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