Bem meus fiéis leitores e não é que eu consegui? Não é que estou publicando esse novo capítulo da minha série de postagens em um prazo “recorde”?????
Bom pelo menos pra mim é um recorde, já que do penúltimo para o último post, levei muuuuuuuuuiiiiiitooooo tempo... hehehe :)
Mas enfim, creio que estou mesmo tomando vergonha nessa minha cara lisa e estou cumprindo este compromisso que assumi com todos vocês, queridos internautas, que entram em meu Blog nem que seja para lê-lo “por cima”, pois com certeza muitos não têm paciência de ler os textos na integra.
O que é uma pena, pois dá um trabalhão de doido redigi-los (incluindo pesquisas e formatação), mas bem, o que posso fazer? Gosto de escrever e já que me proponho a fazer um artigo com informação interessante, tento fazê-lo o mais completo possível.
Lógico que sei (e espero) que a grande maioria gosta do que escrevo e lê todo o artigo, nem que não seja de uma só vez, mesmo que seja meio que de “prestação”, pois senão meu trabalho meio que fica à toa, mas sinceramente?
Não me preocupo realmente com isso, pois tento ao máximo publicar textos bacanas, coerentes a respeito do tema proposto e com uma certa dose de bom humor, pois minha meta aqui é entretê-los e diverti-los tanto quanto eu me divirto produzindo estes artigos.
Portanto uma coisa é consequência da outra, ou seja, textos bons, agradam aos leitores que vão sempre voltar para o Blog e se eles voltam é por que estou no caminho certo, então sem mais delongas, vamos partir logo para o “ROUND FOUR”!!!!!! e nos divertir mais uma vez :)
É melhor eu agilizar meu texto pois não quero decepcionar essa turma :) |
Em meu último artigo comentei bastante a respeito de alguns modelos (e nomenclaturas) usados por consoles da Nintendo nos anos 90, onde dei destaque especial na explicação sobre as diferenças entre o Famicom, o Nintendinho (NES), o Super Famicom e o Super NES (SNES). Caso esteja “boiando”, sugiro acessar este link aqui e se inteirar mais sobre o assunto seu “retardatário” (ou deveria chamá-lo de Rubinho Barrichelo?).
Pra não dizerem que sou um cara tão chato assim, vou dar uma “colher de chá” e contar uma diferença entre o NES e o SNES ... o NES era um console de 8 bits enquanto que o SNES era um console de 16 bits, ou seja, um é a “atualização” do outro ... o resto deixo a cargo de vossas curiosidades, afinal estou ensinando a pescar e não dando o peixe aqui ... kkkk.
Tá admito ... na verdade eu sou um cara chato sim e só falei isso porque a informação de que o SNES é um console de 16 bits, acabou me fugindo a mente, no momento de terminar o post anterior e agora resolvi incluí-la aqui pois sou meio preguiçoso às vezes e não vou mexer mais naquele texto .... kkkkk.
Mas voltando ao tema, o que essa informação têm de tão importante? Bem, falei tudo isso apenas pra preparar o terreno ("ou encher linguiça" se preferir) para o próximo console da “lista” ... o Nintendo 64.
Nintendo 64, o console que merecia muito mais :(
Nintendo 64 e seus Joysticks "multicoloridos" :( |
O Nintendo 64 (ou meia quatro como alguns o chamam carinhosamente), é o console sucessor dos dois mencionados acima, sendo lançado no dia 29 de Junho de 1996 no Japão e depois no dia 29 de Setembro do mesmo ano nos Estados Unidos.
Foi o terceiro console “caseiro” da Nintendo (olha só eu dando dicas para os retardatários ... realmente sou uma mãe pra esses caras) e possuía capacidade de armazenamento de 64 bits, daí veio seu nome “64” (dããã).
Esse console foi o último a utilizar o velho e bom cartucho para seus jogos e quando foi lançado possuía apenas 03 títulos diferentes, porém com gráficos muito bons em 3D. Eram eles; SuperMario 64 (olha o Mario na área de novo), Wave Race 64 e PilotWing 64.
Ah, antes que eu me esqueça, o console foi lançado na Europa no dia 01 de Março de 1997, onde contava também com o jogo Stars Wars: Shadows of the Empire.
No Brasil assim como seu antecessor SNES, foi produzido pela Playtronics, durante algum tempo e depois sua confecção continuou pela Gradiente Eletrônicos (bem antes da empresa se complicar com seus problemas financeiros) e em Portugal (ora pois), sua distribuidora foi a Concentra.
Uma curiosidade a respeito desse console ... quando foi anunciado no ano de 1993 possuía o apelido de “Project Reality” (estiloso não?), porém em 1995 foi apresentado como Nintendo Ultra 64, mas na data de seu lançamento oficial em 96, foi apresentado mesmo apenas como Nintendo 64.
Foi considerado inovador quando lançado em sua época, pois possuía um processador gráfico projetado pela Silicon Graphics, contando também com um processador de áudio que teoricamente possuía 100 canais de áudio PCM (mas que na pratica, se utilizado, consumiria todo o recurso da CPU).
Nintendo 64 ... um console com Hardware complexo!!! |
Lembram - se que no título deste tópico eu falei que o Nintedo 64 merecia muito mais?
Então, ele tinha alguns problemas que ofuscavam um pouco seus méritos, como por exemplo Hardware complexo para um console.
Por isso seus programadores afirmavam que era um verdadeiro “desafio” manter todos os seus processadores trabalhando em sincronia.
Por isso seus programadores afirmavam que era um verdadeiro “desafio” manter todos os seus processadores trabalhando em sincronia.
Outro ponto negativo no Nintendo 64 era o alto custo de produção de seus cartuchos, pois apesar da velocidade de acesso a seus dados ser melhor do que a dos consoles que utilizavam CD-ROM, já que a taxa de transferência na leitura de um chip ROM (memória de seus cartuchos) é melhor que a de um CD-ROM, sua capacidade de armazenamento era bem menor, o que praticamente impossibilitava a utilização de arquivos de som e vídeos pré-gravados nos jogos.
Um dos poucos jogos em que isso não era problema foi o ResidenteEvil 2, mas porque utilizava uma tecnologia especial de compressão de dados que possibilitou que os diálogos fossem inseridos em memória, porém com menor qualidade quando comparado com versões de outros consoles que usavam CD-ROM.
Apesar disso tudo, a Nintendo continuava com a decisão de manter cartuchos em seu console, pois, defendia sua maior durabilidade e segurança, já que copiar dados de cartuchos sem os equipamentos corretos ficava meio difícil (mal sabiam eles o que viria depois, pobres coitados ... rsrs).
Além do que, os cartuchos possuíam a capacidade de carregar neles mesmos co-processadores, chips de função especifica ou ainda micro-códigos em linguagens de programação personalizadas, que davam maior liberdade na criação dos jogos.
Possuía também uma espécie de “expansão de Hardware” via jogo, que não existia em outros tipos de mídia.
Possuía também uma espécie de “expansão de Hardware” via jogo, que não existia em outros tipos de mídia.
Só que mesmo assim isso estava indo totalmente contra as tendências do mercado e antigos parceiros como a SquareSoft (é você sabe ... a do titulo Final Fantasy), não gostou muito da idéia de ainda utilizar cartuchos em seus jogos e assinou um contrato de exclusividade com a Sony (um dos concorrentes diretos da Nintendo).
Residente Evil 2, com tecnologia especial de compressão de dados. |
É pessoal ... Business são Business e se as coisas não vão bem, ou não estão de seu agrado, “parcerias” lucrativas são desfeitas e refeitas entre empresas ... capitalismo é isso oras!!!!!!!.
Na minha opinião o Nintendo 64 não era um console ruim (na verdade eu o achava muito bom, mesmo não tendo um) e acredito que ele foi vitima de uma era de mudanças, pois tínhamos todas essas inovações na mídia de armazenamento de jogos com o advento do CD-ROM e tudo mais e infelizmente a Nintendo (talvez devido a sua proposta na época), não preparou o console corretamente para estas mudanças, o que acabou prejudicando um pouco sua imagem no mercado.
Só que o bravo Nintendo 64 não se entregou assim tão fácil sem lutar não, pois em seu país de origem o Japão vendeu cerca de 5,5 milhões de unidades, praticamente empatando com o Sega Saturn (falarei desse em breve) que vendeu 5,8 milhões de unidades (é foi um quase empate mesmo, mas com méritos).
Porém acho que seu algoz, foi mesmo a Sony, pois seu console (o Playstation 01 que também será melhor abordado logo), vendeu a “bagatela” de 21 milhões de unidades (é assim não dá nem pra brincar, quanto mais competir).
Nos E.U.A (o maior mercado do mundo) nosso amigo Nintendo 64 obteve vendas que superaram os 20 milhões de unidades, mas mesmo assim apenas garantiu um sólido segundo lugar à frente do Sega Saturn que vendeu 2 milhões de unidades (ah no Brasil, ser “vice” é bom!!!).
Quem ficou em primeiro lugar foi o Playstation 01, com a marca de 40 milhões de unidades vendidas (é não tem pra ninguém mesmo, não é a toa que eu tenho um Playstation 03 hehehe).
Mas mesmo assim o Nintendo 64 ficou conhecido como o console que oferecia a melhor experiência Multiplayer na época, graças a sua capacidade de aceitar 4 controles simultâneos, sem necessitar de nenhum acessório.
Isso com certeza era sua “arma secreta”, pois jogos de corrida como Mario Kart e Extreme – G com certeza proporcionaram muitas horas de diversão e competição (sadia é claro) entre a garotada, graças ao tal do Multiplayer.
Outro ponto de destaque no Nintendo 64 é que seu Sistema foi o primeiro a utilizar uma “alavanca analógica” no controle, possuíndo um “Gatilho Z”.
Era na verdade o botão Z e ficava na parte traseira central do Joystick, sendo muito utilizado em jogos de tiro em primeira pessoa como o Golden Eye 007 por exemplo, podendo ser pressionado com o dedo indicador, como se fosse mesmo um “gatilho” de uma arma, dando uma sensação mais realista ao jogo.
Aqui temos um "mapa" dos botões do Joystick. |
Era na verdade o botão Z e ficava na parte traseira central do Joystick, sendo muito utilizado em jogos de tiro em primeira pessoa como o Golden Eye 007 por exemplo, podendo ser pressionado com o dedo indicador, como se fosse mesmo um “gatilho” de uma arma, dando uma sensação mais realista ao jogo.
O controle do Nintendo 64 possuía um botão “Rumble Pak”, que vibrava de acordo com os acontecimentos do jogo dando a impressão de mais interatividade com o que estávamos vendo (mesmo o Playstation possuindo o “DualShock” em sua segunda versão de controle, fazendo a mesma função, essa tecnologia toda começou com o Nintendo 64 ... quem diria).
E pra finalizar, lembram que lá no começo do texto temos uma imagem do Nintendo 64 com alguns “Joysticks multicoloridos”? Apesar do console vir de fabrica na cor cinza escuro (mais conhecido como “carvão”), alguns modelos dele saíram coloridos.
Esses modelos eram séries especiais, onde o console ou apenas o controle eram coloridos (mas também saíram algumas “edições” onde ambos tinham cores).
O primeiro com essas “peculiaridades” foi o modelo denominado Jungle Green / Extreme Green, que vinha acompanhado do jogo Donkey Kong 64.
Também foi vendido um modelo com o Joystick na cor amarela, pintado como se fosse um cacho de bananas, especialmente para o lançamento do mesmo jogo lá nos “States” e adivinhem o nome desse console ? “Banana” oras ..... kkkkk!!!
Existia até mesmo uma série chamada “Multi-sabores”, que possuía uma aparência semelhante aos computadores iMac da Apple, feito em uma espécie de “plástico translúcido” , possuindo 06 cores diferentes.
Esse modelo tipo iMac é muito lindo né? :) |
No Brasil foram apelidados como Kiwi (verde), Cereja (vermelho rosado), Anis (Azul), Jabuticaba (Preto), Uva (Roxo) e Tangerina (Laranja).
Hummm, acho que tinha alguma coisa errada com algumas das associações das cores com frutas .... kkkk.
Hummm, acho que tinha alguma coisa errada com algumas das associações das cores com frutas .... kkkk.
Ah, lembram - se do Pokémon? Vocês sabem ... aquele anime que fez algumas crianças no Japão terem convulsões quando o assistiram (a muitos anos atrás) e já passou tanto na TV aberta que encheu o saco.
Então, acreditam que seu jogo ganhou um console totalmente personalizado? Pois é, esse modelo foi chamado de “Pokémon Pikachu” (óbvio) Nintendo 64.
Era todo na cor azul com um grande Pikachu desenhado em cima, promovendo os jogos Pokémon Stadium I e Pokémon Stadium II e teve uma versão no Japão toda laranja (não sei o que é mais bizarro ... crianças tendo convulsão ao ver um anime ou um console todo azul com um bicho estranho amarelo pintado em cima ... pior talvez seja o console todo laranja ... afff ... Pokémon é sinistro!!!).
A Nintendo lançou ainda um controle na versão “Ouro” para o Nintendo 64 do Japão (metidos eles hein?), para o lançamento do jogo: The Legendo of Zelda: Ocarina of Time.
Depois a justiça foi feita e eles resolveram disponibilizar esse modelo de Joystick, com o resto do mundo, porém os Americanos chutaram o balde (pra variar) e disponibilizaram só pra eles o chamado KIT “Ouro”, onde o console e o controle eram todos dessa “cor”.
Ainda existiu uma última série vendida com o jogo Super Mario 64 chamada de Clear Blue e Clear Red, onde o Clear Blue acabou sendo mais popular que o Clear Red, pois o “Red” parecia Rosa. Ah mas eu sei de uma galera que ia adorar esse modelo e não ia ter o menor preconceito em compra-lo, afinal ser “colorido” pra eles é a lei kkkkk :)
E é isso ... chegou ao fim a participação dos consoles da Nintendo em minha série de postagens (pelo menos por enquanto). Na verdade até têm mais coisas, mas como o próximo deles seria o Game Cube e ele ainda é relativamente recente (inicio dos anos 2000), por isso optei por deixá-lo de fora por enquanto, pois a proposta atual é falar de games um pouco mais antigos.
Não que ele não seja clássico também, mas deixarei pra falar dele em outra ocasião, pois além dele, existem outros consoles que não são tão velhos, porém também não são tão novos assim e podem render uma nova série de postagens bacanas no futuro.
Pensei que não ia ter muito o que falar do Nintendo 64 e não é que me enganei? Bom ao menos encerro este capítulo com chave de “Ouro” não é mesmo? hehehe :)
E como de costume presenteio a todos com um vídeo de um colecionador doidão que diz possuir todos os modelos dos controles do Nintendo 64 (inclusive os que comentei no post). Matem a sua curiosidade e divirtam – se tentando localizá-los, assim como eu também tentei ... rsrs ... ah o vídeo é em Inglês mas isso não importa muito pois acredito que o que vale são as imagens :)
Como vocês viram no título do vídeo, esse é o episódio 13 e existem vários deles no Youtube, com detalhes bem interessantes tanto sobre os consoles quanto sobre seus jogos (em vários idiomas).
Escolhi esse em particular aproveitando o “gancho” da parte final do meu texto e espero que tenham gostado :)
Bom a gente se vê no próximo “Round” !!!!!!
Abs a todos ... fuiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!! :)
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